sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Secretria de Saúde da Bahia faz RECOMENDAÇÕES ÀS GESTANTES

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
14 de agosto de 2009


A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), em função dos casos de Gripe A que vem ocorrendo no estado, está fazendo algumas recomendações para as gestantes, devido às modificações de suas respostas imunológicas, próprias do estado gestacional. A Sesab esclarece que, apesar de as mulheres grávidas não serem definidas como imunodeprimidas, as alterações imunológicas podem induzir a um estado de maior suscetibilidade a patógenos intracelulares incluindo vírus, bactérias intracelulares e parasitas.
As mulheres gestantes apresentam alterações mecânicas e hormonais, levando a alterações no sistema cardiovascular e pulmonar, com aumento da freqüência cardíaca, volume sanguíneo, consumo de oxigênio e redução da capacidade pulmonar. A mecânica respiratória devido ao aumento da pressão intra-abdominal, pelo aumento do volume uterino em decorrência do crescimento do concepto, notadamente no último trimestre de gravidez, aumenta o risco para desenvolvimento de complicações e óbito relacionado à influenza. Estes riscos são acrescidos, se a gestante é portadora de doenças crônicas, como: asma brônquica, cardiopatias, nefropatias, hemoglobinopatias, doenças autoimunes ou condições de imunodepressão.
Nas duas últimas pandemias (1918/19 e 1957/58), as gestantes apresentavam um risco maior de complicação, com maior mortalidade no terceiro trimestre. Entre os períodos das pandemias não é observada esta mortalidade, contudo, essas mulheres tem maior risco de complicação durante a epidemia de influenza sazonal, principalmente no segundo e terceiro trimestres da gestação.
Em decorrência dos fatores apresentados acima, a Sesab recomenda que:


1 - Gestantes que trabalham em serviços de saúde, onde o risco de contaminação pelo vírus influenza é maior, como: Urgências/Emergências, Unidade de Terapia Intensiva Geral, ou outros que ofereçam maior risco de contaminação, sejam transferidas temporariamente, até o final da gravidez ou da pandemia, para serviços onde não estejam expostas a pacientes com síndrome gripal.

2 - Gestantes que trabalham em estabelecimentos de ensino, como escolas, creches, colégios, faculdades, dentre outros, sejam transferidas temporariamente, até o final da gravidez ou da pandemia, para serviços onde não estejam expostas a alunos com síndrome gripal.

3 - Os gestores de outros serviços, onde existam gestantes que exerçam atividade em contato direto com público, devem adotar medidas para reduzir o risco de infecção por Influenza, minimizando sua exposição a indivíduos sintomáticos respiratórios, transferindo para locais sem contato direto com o público, e promovendo condições para adoção de medidas preventivas, como: higiene das mãos, limpeza e ventilação do ambiente, dentre outras.

4 - Gestantes devem evitar exposição a aglomerações de pessoas, como: cinemas, teatros, shopping centers e outros.


Fonte: Suvisa/Divep/Ascom/gripe suína/recomenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário