domingo, 30 de agosto de 2009

Teixeira: Sindicato dos Bancários realiza manifestação por aumento salarial


Na manhã da última sexta-feira, 28 de agosto, por volta das 10h, representantes do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia realizaram uma manifestação por cerca de 30 minutos em frente à agência do Banco Bradesco em Teixeira de Freitas-BA, reivindicando, entre outros pontos, melhoria salarial e estabilidade empregatícia. O ato, que foi acompanhado pela Polícia Militar, marca o início da Campanha Nacional Salarial 2009. Em todo país serão vários eventos, combinados com o Dia do Bancário, visando o mesmo objetivo: pressionar o sindicato patronal (banqueiros).

Segundo João Climário, secretário de Política Jurídica do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia, Teixeira de Freitas foi escolhida por ser um grande centro do extremo sul. As próximas cidades agendadas são Eunápolis e Porto Seguro. A categoria cobra um reajuste salarial de 10%, menos fila, menos juros para clientela, menos abuso nas tarifas bancárias, estabilidade empregatícia e ainda a implantação de dois turnos de quatro horas, com duas turmas distintas, para melhor atender a população.
Em relação à estrutura atual do sistema bancário, Climário criticou afirmando que os banqueiros “tem que ampliar para melhorar o atendimento bancário, que o estudo tem demonstrado que é um dos piores do Brasil de todos os setores da economia, apesar da alta lucratividade dos banqueiros”. Segundo informações dos sindicalistas, a FENABAM (Federação Nacional dos Bancos) rejeitou todas as reivindicações apresentadas pelo Comando Nacional dos Bancários relativas ao emprego, tais como estabilidade, novas contratações, demissões imotivadas, além da questão da limitação de permanência máxima dos clientes por mais de 15 minutos nas filas das agências. As novas negociações seguem nos dias 2 e 9 do próximo mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário