domingo, 16 de agosto de 2009

AVALIAÇÃO FINAL DO CONAE EM EUNAPOLIS


Em que pese a extraordinária importância desta conferência por se tratar da reformulação do ensino brasileiro, antigo modelo Chileno e em comprovada decadência, só Eunápolis se habilitou e como muita honra, é de se lamentar a ignorância dos demais municípios.

Sete delegados de sete eixos discutidos exaustivamente durante dois dias de muita aplicação e competência de professores conferencistas da educação de Eunápolis.

Qualquer que seja a proposta aprovada e levada ao congresso para a culminância como projetos de lei a ser aplicado na educação nacional, os municípios do Extremo Sul da Bahia terão que seguir o modelo de educação sugerido por Eunápolis.

Esta ausência antipatriota destes municípios pode inviabilizar a representatividade do Sul e Extremo Sul na Conferência Nacional e trazer sérios prejuízos em termos de realidades regionais. Este é um risco que também se corre.




Coferência nota 10

Eunápolis cumpriu a sua parte e com louvor. O desempenho dos coordenadores de eixos e o senso de compromisso com a busca da qualidade da educação por todos os integrantes de cada eixo, teve um aproveitamento dos mais louváveis e foi simplesmente fantástico.

A Coordenação Geral foi de Marcelo Nascimento e a Equipe de Apoio do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes do Município de Eunápoles sobe o comando da Secretária Maureen Eleonor Tavares Lacerda de Souza.

Apoio: Prefeitura Municipal, Café Paquetá, PRISMA-Treinamento e Consultoria, Direc 08, Veracel, UNOPAR Virtual, UNIsulbahia – Faculdades Integradas, UNIME, Secretaria de Assistência Social de Eunápolis, APLB- Eunápolis e APLB-Costa do Descobrimento.

Palestrante Convidada: Professora Marta Vanelli - CEE – SC

Expositores dos respectivos Eixos: Professor Igor Saulo Ferreira Rocha Varjão Assunção – Unisulbahia; Professora Soane Lopes dos Santos – Unisulbahia; Professora Simone Naziozeno – SEDUC- Eunápolis; Professora Jane matos – Prisma Consultoria; Professora Mária Geisa – Unisulbahia; Professora Claudia Berdague- Unisulbahia; Professor Gildásio Junior – DIREC 08; Professor Álvaro Henrique dos Santos – APLB Sindicato – Costa do Descobrimento; Claudia Oliveira – UNOPAR ; Professora Marta Vanelli – CEE – SC; Consultor: Luiz Otávio da Silva Borges – Salvador BA; outros Expositores: João Prazeres – SEC – Ba; Professor Cristiano Rayckil – Unisulbahia; Dr Fernando Brito, Médico de Trabalho – Veracel Celulose; Doutora Michele Pessin – Psicóloga da Assistência Social Eunápolis e Dr. Emerson Barbosa de Oliveira – Neurocirurgião e o Tradutor Intérprete de Libras, David Kaique Rodrigues dos Santos.




Objetivos Principais da Conferência

Promover a construção de um sistema de ensino, responsável pela institucionalização de um trabalho permanente do município de Eunápolis com a sociedade, no sentido da garantia do direito a educação; definir parâmetros e diretrizes para contribuir com a avaliação e a qualificação do processo de ensino e aprendizagem; apontar os requisitos básicos para a definição de políticas educacionais que promovam a inclusão social, de forma articulada, entre sistemas de ensino; propor reformulações necessárias para que o planejamento de ações articuladas torne-se a estratégias de implantação do Plano Nacional de Educação no âmbito do Sistema Nacional de Articulado de Educação; discutir as condições para definição de Políticas Educacionais que promovam a inclusão social, a diversidade, dentro de uma pespectiva orgânica e republicana da educação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário