EUNÁPOLIS: APLB ACEITA PROPOSTA DO PREFEITO E PROFESSORES ACABAM A GREVE
Categoria pediu 25%, mas só levou 10%
EUNÁPOLIS – Depois de uma canseira de mais de uma semana, os professores da rede municipal de ensino conseguiram uma audiência com o prefeito Robério Oliveira.
O prefeito ofereceu 10% de aumento para a categoria, que estava reivindicando 25%. E a APLB aceitou fácil. Aumento de pouco mais de R$ 50,00.
É por essa e outras que a educação está do jeito que está.
FRAQUEZA POLÍTICA
Aceitar 10% logo de cara, sabendo que as escolas estão sucateadas e que R$ 538,00 de piso salarial para o nível médio (que dizem ser nacional) é muito pouco diante da realidade do custo de vida, além de ser uma demonstração de fraqueza política.
Da próxima vez o prefeito vai demorar um mês pra atender e expor os professores ao ridículo.
A categoria poderia ter ido mais longe, poderia conquistar um salário mais digno, infelizmente vai ganhar menos que outras categorias e tendo um papel fundamental na construção sociedade.
Mas em todos os níveis de governo – federal, estadual e municipal – a educação é tratada dessa forma. Não interessa aos nossos políticos um povo letrado, nem educado, muito menos cidadão.
A formula é perversa: o professor mal remunerado, não tem dinheiro (nem tempo) para se aprimorar, vai ensinar pouco porque sabe pouco e vai formar alunos precários que vão achar que o voto pode ser uma mercadoria a mais (e barata).
O Brasil chegou ao fundo do poço, mas dizem que ainda vamos achar petróleo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário