Bom dia prezados/as colegas,
AQUISIÇÃO DA SEDE
A aquisição da nova
sede nos toca de tal modo que resolvemos dedicar algumas linhas especificamente
sobre essa conquista. Todavia, jamais estaríamos sendo justos se o tal feito
fosse festejado, mesmo que simbolicamente, sem que fosse feito um breve
histórico de fatos que culminaram nesse momento tão especial.
Parece retórica, mas
não estaríamos, certamente, vivendo esse momento se nos anos de 2004 algumas
pessoas não estivessem pensando num futuro mais promissor do que o presente que
vivíamos. Estamos nos referindo à criação da ATEPS (Associação dos/as
Trabalhadores/as em Educação de Porto Seguro). Sem esse importante instrumento
mobilizador, acreditamos, nossa força seria bem menor.
Naquele momento
histórico, sentíamos o sindicato muito apático, encolhido, escondido e
desacreditado. Resolvemos pensar alternativas, a mais viável foi a criação de
uma nova entidade. Depois de muitas reuniões e debates nasce a ATEPS, com a
missão de pressionar o sindicato e fazer com que a tão importante entidade
assumisse seu verdadeiro papel. Vale destacar, a primeira pessoa eleita para
assumir a função de diretor/presidente da entidade foi a nossa colega Luciene
Araújo, hoje tesoureira da APLB.
Com a ATEPS
regulamentada nossos sonhos, que já não eram pequenos, aumentaram.Logo após a
regulamentação, veio o reconhecimento da entidade, não só da parte dos/as
colegas, mas dos órgãos públicos, bem como da mídia local. A partir de então
passamos a cobrar providências dos/as gestores/as municipais (Prefeito e
Secretária de Educação). Passamos também a fazer denúncias no Ministério
Público e a cobrar da promotoria respostas.Além das denúncias feitas ao MP,
também fazíamos à sociedade, apontando os descasos do prefeito com a educação e
com a própria comunidade. Nossa preocupação sempre foi garantir melhores
condições de trabalho,do ambiente escolar, da merenda e a qualidade da educação
para a sociedade. Desde o início tínhamos consciência do nosso papel.
Em 2009, ao ganharmos
a eleição da APLB víamos a possibilidade de colocar em prática tudo que
dizíamos possível e que a antiga gestão não fazia. Sentíamos que tinha chegado
a nossa vez e com nosso compromisso faríamos do sindicato uma entidade
respeitada e confiável. Sabíamos também que as nossas ações não poderiam
contrariar nossos discursos.
Sonhamos muito: de
termos a própria sede,um espaço agradável, onde as pessoas pudessem ir com a
certeza de que estaria aberta e pronta a atendê-las. Sonhamos também que
cumpriríamos com uma das mais importantes promessas de campanha, a
TRANSPARÊNCIA. É, sonhamos muito! E, em meio a tantos sonhos, certamente o
maior era o de tornar a educação de Porto Seguro melhor!
Mas, ao sonharmos,
apontamos também nosso posicionamento, nossa postura frente aos desmandos de
certos/asadministradores/as públicos. Essa nossa forma de pensar e, sobretudo,
de agir, amedrontou ARROGANTES E SEUS/SUAS SIMPATIZANTES. Daí veio o DESESPERO acompanhado
da COVARDIA. O medo foi tão grande que na tentativa de se livrarem de quem,COM
A HONESTIDADE E CORAGEM, os assombrava, decidiram tirar de nós nossos AMIGOS E
COMPANHEIROS DE LUTA ÁLVARO E ELISNEY.
Mataram Álvaro
(fisicamente), nosso presidente. Mataram Elisney (fisicamente) nosso
companheiro, mas não conseguiram matar a nossa força, os nossos sonhos.
Depois de tudo que
vivemos e continuamos a viver, passamos por três anos muito difíceis. A luta
pela condenação dos responsáveis pelos assassinatos nos deixou atordoados,/as,
mas de pé e mais fortes ainda. Mesmo diante de tantas razões para fraquejar, a
diretoria com apoio incondicional do grupo, que sempre esteve apoiando o
movimento, realizaram muitos feitos. Talvez as mais desafiadoras tenham sido as
mobilizações realizadas em função da condenação dos assassinos. O CONEPS
(Congresso de Educação de Porto Seguro) é outra tarefa que exigiu muito,
sobretudo porque o referido evento tinha a responsabilidade de oferecer um
debate qualificado, como também garantir lanches duas vezes por dia durante
três dias. As festas também merecem destaques, principalmente pela dimensão que
ela foi tomando. Se antes se fazia festa para 100 pessoas, com a distribuição
de fichas de alguns itens, como cervejas, águas e refrigerantes, a nova
diretoria passou a fazer festas para todos/as os/as filiados/s com direito a
acompanhante (cerca de 1500 pessoas), com comida e bebida por conta da
entidade. Enfim, os desafios se colocaram de forma imperativa, mas com todas as
limitações e dificuldades muita coisa foi realizada.
Ao assumirmos o
mandato 2012/2015, assumimos também a responsabilidade de dar continuidade de grande
parte do que sonhamos que seria realizado ainda na gestão passada 2009/2012. De
todas, a que mais latejava para ser implementada era a tão sonhada prestação de
contas. Sempre dissemos “quem cuida do dinheiro alheio, tem que prestar conta
aos donos e donas”. Propusemo-nos a ir além da prestação de contas: buscamos
ser transparentes também com nossas ações, publicando a agenda de compromisso de
cada semana.
A gestão atual
realizou o III CONEPS. Aliás, consideramos o congresso um dos mais importantes
investimentos da entidade, devido a tudo que ele representa. Em acordo com a
categoria, consultada em assembleia geral, suspendemos a comemoração do dia dos
professoreS de 2012, com o objetivo de economizar o suficiente para realizar a
compra da sede até o final do 1º semestre de 2013. Esse mês, cumprindo nosso
compromisso, COMPRAMOS UMA CASA NO
CENTRO DA CIDADE, nossa sede. Para fechar o negócio foi observado além da
localização, o espaço físico e a estrutura, pois nosso objetivo para médio e
longo prazo é conciliarmos nesse imóvel o funcionamento de quatro repartições
em comum: administrativo (Recepção,
salas de atendimento, biblioteca e sala de reunião), apoio (suítes com mobiliário para hospedagem de trabalhadores/as da
educação em lazer, outros), social (espaço
com churrasqueira, salão para encontros de filiados/as, festas de
aniversário...) e garagem. O
referido bem possui duas entradas: na frente com acesso a rua principal Rua
Pedro Álvares Cabral e, no fundo, com
acesso a outra na Travessa Oscar Oliveira.
Bem, não podemos
esquecer que as condições de pagamento também foram extremamente importantes,
os proprietários aceitaram nossas condições, pagamos um montante e dividimos o
restante em 14 meses. Precisávamos ter dinheiro em caixa para uma pequena
reforma antes da mudança. Depois de tudo pago, iniciaremos uma reforma maior,
com ampliação e construção de novos espaços. COMO DIZIA ÁLVARO A NOSSA SEDE SERÁ UM ESPAÇO HUMANIZADO E ACOLHEDOR, A
NOSSA 2ª CASA, A CASA DE TODOS/AS TRABALHADORES/AS DA EDUCAÇÃO.
Saudações...
A Diretoria.
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