terça-feira, 25 de junho de 2013

AQUISIÇÃO DA SEDE

Bom dia prezados/as colegas,
AQUISIÇÃO DA  SEDE
A aquisição da nova sede nos toca de tal modo que resolvemos dedicar algumas linhas especificamente sobre essa conquista. Todavia, jamais estaríamos sendo justos se o tal feito fosse festejado, mesmo que simbolicamente, sem que fosse feito um breve histórico de fatos que culminaram nesse momento tão especial.
Parece retórica, mas não estaríamos, certamente, vivendo esse momento se nos anos de 2004 algumas pessoas não estivessem pensando num futuro mais promissor do que o presente que vivíamos. Estamos nos referindo à criação da ATEPS (Associação dos/as Trabalhadores/as em Educação de Porto Seguro). Sem esse importante instrumento mobilizador, acreditamos, nossa força seria bem menor.
Naquele momento histórico, sentíamos o sindicato muito apático, encolhido, escondido e desacreditado. Resolvemos pensar alternativas, a mais viável foi a criação de uma nova entidade. Depois de muitas reuniões e debates nasce a ATEPS, com a missão de pressionar o sindicato e fazer com que a tão importante entidade assumisse seu verdadeiro papel. Vale destacar, a primeira pessoa eleita para assumir a função de diretor/presidente da entidade foi a nossa colega Luciene Araújo, hoje tesoureira da APLB.
Com a ATEPS regulamentada nossos sonhos, que já não eram pequenos, aumentaram.Logo após a regulamentação, veio o reconhecimento da entidade, não só da parte dos/as colegas, mas dos órgãos públicos, bem como da mídia local. A partir de então passamos a cobrar providências dos/as gestores/as municipais (Prefeito e Secretária de Educação). Passamos também a fazer denúncias no Ministério Público e a cobrar da promotoria respostas.Além das denúncias feitas ao MP, também fazíamos à sociedade, apontando os descasos do prefeito com a educação e com a própria comunidade. Nossa preocupação sempre foi garantir melhores condições de trabalho,do ambiente escolar, da merenda e a qualidade da educação para a sociedade. Desde o início tínhamos consciência do nosso papel.
Em 2009, ao ganharmos a eleição da APLB víamos a possibilidade de colocar em prática tudo que dizíamos possível e que a antiga gestão não fazia. Sentíamos que tinha chegado a nossa vez e com nosso compromisso faríamos do sindicato uma entidade respeitada e confiável. Sabíamos também que as nossas ações não poderiam contrariar nossos discursos.
Sonhamos muito: de termos a própria sede,um espaço agradável, onde as pessoas pudessem ir com a certeza de que estaria aberta e pronta a atendê-las. Sonhamos também que cumpriríamos com uma das mais importantes promessas de campanha, a TRANSPARÊNCIA. É, sonhamos muito! E, em meio a tantos sonhos, certamente o maior era o de tornar a educação de Porto Seguro melhor!
Mas, ao sonharmos, apontamos também nosso posicionamento, nossa postura frente aos desmandos de certos/asadministradores/as públicos. Essa nossa forma de pensar e, sobretudo, de agir, amedrontou ARROGANTES E SEUS/SUAS SIMPATIZANTES. Daí veio o DESESPERO acompanhado da COVARDIA. O medo foi tão grande que na tentativa de se livrarem de quem,COM A HONESTIDADE E CORAGEM, os assombrava, decidiram tirar de nós nossos AMIGOS E COMPANHEIROS DE LUTA ÁLVARO E ELISNEY.
Mataram Álvaro (fisicamente), nosso presidente. Mataram Elisney (fisicamente) nosso companheiro, mas não conseguiram matar a nossa força, os nossos sonhos.
Depois de tudo que vivemos e continuamos a viver, passamos por três anos muito difíceis. A luta pela condenação dos responsáveis pelos assassinatos nos deixou atordoados,/as, mas de pé e mais fortes ainda. Mesmo diante de tantas razões para fraquejar, a diretoria com apoio incondicional do grupo, que sempre esteve apoiando o movimento, realizaram muitos feitos. Talvez as mais desafiadoras tenham sido as mobilizações realizadas em função da condenação dos assassinos. O CONEPS (Congresso de Educação de Porto Seguro) é outra tarefa que exigiu muito, sobretudo porque o referido evento tinha a responsabilidade de oferecer um debate qualificado, como também garantir lanches duas vezes por dia durante três dias. As festas também merecem destaques, principalmente pela dimensão que ela foi tomando. Se antes se fazia festa para 100 pessoas, com a distribuição de fichas de alguns itens, como cervejas, águas e refrigerantes, a nova diretoria passou a fazer festas para todos/as os/as filiados/s com direito a acompanhante (cerca de 1500 pessoas), com comida e bebida por conta da entidade. Enfim, os desafios se colocaram de forma imperativa, mas com todas as limitações e dificuldades muita coisa foi realizada.
Ao assumirmos o mandato 2012/2015, assumimos também a responsabilidade de dar continuidade de grande parte do que sonhamos que seria realizado ainda na gestão passada 2009/2012. De todas, a que mais latejava para ser implementada era a tão sonhada prestação de contas. Sempre dissemos “quem cuida do dinheiro alheio, tem que prestar conta aos donos e donas”. Propusemo-nos a ir além da prestação de contas: buscamos ser transparentes também com nossas ações, publicando a agenda de compromisso de cada semana.
A gestão atual realizou o III CONEPS. Aliás, consideramos o congresso um dos mais importantes investimentos da entidade, devido a tudo que ele representa. Em acordo com a categoria, consultada em assembleia geral, suspendemos a comemoração do dia dos professoreS de 2012, com o objetivo de economizar o suficiente para realizar a compra da sede até o final do 1º semestre de 2013. Esse mês, cumprindo nosso compromisso, COMPRAMOS UMA CASA NO CENTRO DA CIDADE, nossa sede. Para fechar o negócio foi observado além da localização, o espaço físico e a estrutura, pois nosso objetivo para médio e longo prazo é conciliarmos nesse imóvel o funcionamento de quatro repartições em comum: administrativo (Recepção, salas de atendimento, biblioteca e sala de reunião), apoio (suítes com mobiliário para hospedagem de trabalhadores/as da educação em lazer, outros), social (espaço com churrasqueira, salão para encontros de filiados/as, festas de aniversário...) e garagem. O referido bem possui duas entradas: na frente com acesso a rua principal Rua Pedro Álvares Cabral  e, no fundo, com acesso a outra na Travessa Oscar Oliveira.
Bem, não podemos esquecer que as condições de pagamento também foram extremamente importantes, os proprietários aceitaram nossas condições, pagamos um montante e dividimos o restante em 14 meses. Precisávamos ter dinheiro em caixa para uma pequena reforma antes da mudança. Depois de tudo pago, iniciaremos uma reforma maior, com ampliação e construção de novos espaços. COMO DIZIA ÁLVARO A NOSSA SEDE SERÁ UM ESPAÇO HUMANIZADO E ACOLHEDOR, A NOSSA 2ª CASA, A CASA DE TODOS/AS TRABALHADORES/AS DA EDUCAÇÃO.
Saudações...

A Diretoria.

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