terça-feira, 25 de junho de 2013

INFORMATIVO E AGENDA DE TRABALHO DO MÊS DE JUNHO Semana de 17 a 21 de JUNHO de 2013

Bom dia prezados/as colegas,

Informamos que a APLB Sindicato não participará da PARALISAÇAO NACIONAL do dia  26/06 (quarta-feira) , visto que a referida paralisação não está sendo convocada pelos Sindicatos.

Saudações...

A Diretoria.


AGENDA DE TRABALHO DO MÊS DE JUNHO

Semana de 17 a 21 de JUNHO de 2013





 
 SEGUNDA –17/06/2013


Manhã – Atendimento ao público.
Tarde – Atendimento ao público.



  TERÇA – 18/06/2013


Manhã – Reunião com vereadores na Câmara Municipal.
Tarde – Atendimento ao público.



 QUARTA – 19/06/2013

Manhã – Atendimento ao público.
Tarde – Atendimento ao público.




  QUINTA –20/06/2013

Manhã – Viagem a Itabela para Encontro da Delegacia Sindical com os núcleos de Itagimirim, Cabrália, Itabela e Guaratinga. Participação na 2ª votação do Projeto de Lei que modifica o nome do Colégio Frei Calixto para Álvaro Henrique e 1ª votação que modifica o nome do Colégio Paulo Souto para Elisney Pereira.
Tarde – Participação na Manifestação Popular.



SEXTA – 21/06/2013


 Não houve atendimento.
            
     20/06 a 24/06/2013


OBS



Hospedagem na sede da APLB dos/as professores/as de Caraíva e da APLB de Ilhéus.

Na Sede do Sindicato permanecerá, pelo menos, um/a dos/as diretores/as durante o dia inteiro, além de Uilliam.







AQUISIÇÃO DA SEDE

Bom dia prezados/as colegas,
AQUISIÇÃO DA  SEDE
A aquisição da nova sede nos toca de tal modo que resolvemos dedicar algumas linhas especificamente sobre essa conquista. Todavia, jamais estaríamos sendo justos se o tal feito fosse festejado, mesmo que simbolicamente, sem que fosse feito um breve histórico de fatos que culminaram nesse momento tão especial.
Parece retórica, mas não estaríamos, certamente, vivendo esse momento se nos anos de 2004 algumas pessoas não estivessem pensando num futuro mais promissor do que o presente que vivíamos. Estamos nos referindo à criação da ATEPS (Associação dos/as Trabalhadores/as em Educação de Porto Seguro). Sem esse importante instrumento mobilizador, acreditamos, nossa força seria bem menor.
Naquele momento histórico, sentíamos o sindicato muito apático, encolhido, escondido e desacreditado. Resolvemos pensar alternativas, a mais viável foi a criação de uma nova entidade. Depois de muitas reuniões e debates nasce a ATEPS, com a missão de pressionar o sindicato e fazer com que a tão importante entidade assumisse seu verdadeiro papel. Vale destacar, a primeira pessoa eleita para assumir a função de diretor/presidente da entidade foi a nossa colega Luciene Araújo, hoje tesoureira da APLB.
Com a ATEPS regulamentada nossos sonhos, que já não eram pequenos, aumentaram.Logo após a regulamentação, veio o reconhecimento da entidade, não só da parte dos/as colegas, mas dos órgãos públicos, bem como da mídia local. A partir de então passamos a cobrar providências dos/as gestores/as municipais (Prefeito e Secretária de Educação). Passamos também a fazer denúncias no Ministério Público e a cobrar da promotoria respostas.Além das denúncias feitas ao MP, também fazíamos à sociedade, apontando os descasos do prefeito com a educação e com a própria comunidade. Nossa preocupação sempre foi garantir melhores condições de trabalho,do ambiente escolar, da merenda e a qualidade da educação para a sociedade. Desde o início tínhamos consciência do nosso papel.
Em 2009, ao ganharmos a eleição da APLB víamos a possibilidade de colocar em prática tudo que dizíamos possível e que a antiga gestão não fazia. Sentíamos que tinha chegado a nossa vez e com nosso compromisso faríamos do sindicato uma entidade respeitada e confiável. Sabíamos também que as nossas ações não poderiam contrariar nossos discursos.
Sonhamos muito: de termos a própria sede,um espaço agradável, onde as pessoas pudessem ir com a certeza de que estaria aberta e pronta a atendê-las. Sonhamos também que cumpriríamos com uma das mais importantes promessas de campanha, a TRANSPARÊNCIA. É, sonhamos muito! E, em meio a tantos sonhos, certamente o maior era o de tornar a educação de Porto Seguro melhor!
Mas, ao sonharmos, apontamos também nosso posicionamento, nossa postura frente aos desmandos de certos/asadministradores/as públicos. Essa nossa forma de pensar e, sobretudo, de agir, amedrontou ARROGANTES E SEUS/SUAS SIMPATIZANTES. Daí veio o DESESPERO acompanhado da COVARDIA. O medo foi tão grande que na tentativa de se livrarem de quem,COM A HONESTIDADE E CORAGEM, os assombrava, decidiram tirar de nós nossos AMIGOS E COMPANHEIROS DE LUTA ÁLVARO E ELISNEY.
Mataram Álvaro (fisicamente), nosso presidente. Mataram Elisney (fisicamente) nosso companheiro, mas não conseguiram matar a nossa força, os nossos sonhos.
Depois de tudo que vivemos e continuamos a viver, passamos por três anos muito difíceis. A luta pela condenação dos responsáveis pelos assassinatos nos deixou atordoados,/as, mas de pé e mais fortes ainda. Mesmo diante de tantas razões para fraquejar, a diretoria com apoio incondicional do grupo, que sempre esteve apoiando o movimento, realizaram muitos feitos. Talvez as mais desafiadoras tenham sido as mobilizações realizadas em função da condenação dos assassinos. O CONEPS (Congresso de Educação de Porto Seguro) é outra tarefa que exigiu muito, sobretudo porque o referido evento tinha a responsabilidade de oferecer um debate qualificado, como também garantir lanches duas vezes por dia durante três dias. As festas também merecem destaques, principalmente pela dimensão que ela foi tomando. Se antes se fazia festa para 100 pessoas, com a distribuição de fichas de alguns itens, como cervejas, águas e refrigerantes, a nova diretoria passou a fazer festas para todos/as os/as filiados/s com direito a acompanhante (cerca de 1500 pessoas), com comida e bebida por conta da entidade. Enfim, os desafios se colocaram de forma imperativa, mas com todas as limitações e dificuldades muita coisa foi realizada.
Ao assumirmos o mandato 2012/2015, assumimos também a responsabilidade de dar continuidade de grande parte do que sonhamos que seria realizado ainda na gestão passada 2009/2012. De todas, a que mais latejava para ser implementada era a tão sonhada prestação de contas. Sempre dissemos “quem cuida do dinheiro alheio, tem que prestar conta aos donos e donas”. Propusemo-nos a ir além da prestação de contas: buscamos ser transparentes também com nossas ações, publicando a agenda de compromisso de cada semana.
A gestão atual realizou o III CONEPS. Aliás, consideramos o congresso um dos mais importantes investimentos da entidade, devido a tudo que ele representa. Em acordo com a categoria, consultada em assembleia geral, suspendemos a comemoração do dia dos professoreS de 2012, com o objetivo de economizar o suficiente para realizar a compra da sede até o final do 1º semestre de 2013. Esse mês, cumprindo nosso compromisso, COMPRAMOS UMA CASA NO CENTRO DA CIDADE, nossa sede. Para fechar o negócio foi observado além da localização, o espaço físico e a estrutura, pois nosso objetivo para médio e longo prazo é conciliarmos nesse imóvel o funcionamento de quatro repartições em comum: administrativo (Recepção, salas de atendimento, biblioteca e sala de reunião), apoio (suítes com mobiliário para hospedagem de trabalhadores/as da educação em lazer, outros), social (espaço com churrasqueira, salão para encontros de filiados/as, festas de aniversário...) e garagem. O referido bem possui duas entradas: na frente com acesso a rua principal Rua Pedro Álvares Cabral  e, no fundo, com acesso a outra na Travessa Oscar Oliveira.
Bem, não podemos esquecer que as condições de pagamento também foram extremamente importantes, os proprietários aceitaram nossas condições, pagamos um montante e dividimos o restante em 14 meses. Precisávamos ter dinheiro em caixa para uma pequena reforma antes da mudança. Depois de tudo pago, iniciaremos uma reforma maior, com ampliação e construção de novos espaços. COMO DIZIA ÁLVARO A NOSSA SEDE SERÁ UM ESPAÇO HUMANIZADO E ACOLHEDOR, A NOSSA 2ª CASA, A CASA DE TODOS/AS TRABALHADORES/AS DA EDUCAÇÃO.
Saudações...

A Diretoria.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

ATENÇÃO: COMUNICADOS IMPORTANTES

Bom dia prezados/as colegas,
·         SOLICITAMOS a todos/as professores/as que saíram do ESTÁGIO PROBATÓRIO no início do mês de junho, a requererem o quanto antes todos os benefícios garantidos no Plano de Carreira, ajudando assim, na organização dos trabalhos da Comissão de Gestão e evitando ficar fora do julgamento em pauta.

·         INFORMAMOS que não houve a reunião da Comissão de Gestão prevista para ontem dia 18/06 (terça-feira). A inviabilidade da reunião foi  devido à falta de documentos e informações dos servidores requerentes por parte do RH da Prefeitura. A Srª Teresinha Farias (Secretária de Administração) alegou a dificuldade em fornecer os documentos à Comissão de Gestão por estar havendo a mudança do RH para o prédio da antiga Faculdade Nossa Senhora de Lourdes. A próxima reunião está agendada para o dia 26/06/2013 (quarta-feira).

·         MANIFESTAÇÃO EM PORTO SEGURO
A APLB Sindicato confirma participação na Manifestação que acontecerá amanhã dia 20/06 (quinta-feira), por ser um movimento democrático de direito. Vamos juntos de forma pacífica, levarmos a  bandeira do JÚRI POPULAR para os assassinos dos Professores Álvaro Henrique e Elisney Pereira e por uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE para nosso país.
Local de concentração – Trevo do Cabral
Horário – A partir das 14:00 horas
Saudações...

A Diretoria.

terça-feira, 18 de junho de 2013

INFORMATIVO APLB

Boa noite prezados/as filiados/as,

O presente INFORMATIVO tem por finalidade apresentar, de forma simplificada, as ações desenvolvidas pela atual diretoria (2012/2015). Mas, contudo, precisa ser destacada a importância da vitória nas eleições de 2009. Simbolicamente, talvez, o referido feito seja mais significativo do que o de 2012. Naquele momento histórico, tínhamos a convicção de que tornaríamos a APLB ainda mais forte, confiável e, sobretudo, transparente. O fato é que o projeto apresentado na campanha de 2009 teve que ser covardemente, pelo menos a essência dele, engavetado e, nessa medida, caiu sobre nós, recém-empossados/as, a responsabilidade de concretizar um sonho sonhado por Álvaro juntamente com todos/as aqueles/as que, sem medir esforços, fizeram a vitória espetacular de 2009 se repetir, de forma ainda mais convincente, em 2012.  
A nova diretoria assume a direção da APLB, depois de dois conturbados anos, marcados por acertos, erros e, sobretudo, por um grande desgaste, diante dos desafios que foram sendo apresentados. A luta pela condenação dos responsáveis pelos bárbaros assassinatos se colocava como uma necessária tarefa. Além de problemas de outras naturezas, como os que envolveram a própria diretoria, atônita em meio a tanta demanda, contudo, conseguimos conquistar nosso plano de carreira, instrumento extremamente importante e necessário para o exercício pedagógico e administrativo.

Vale destacar que, a nova diretoria nunca abriu mão de demonstrar e reforçar seu comprometimento com a categoria e a causa sindical, bem como com a transparência, não só no que diz respeito às questões financeiras, mas com todas as ações por ela realizadas.

Segue abaixo um resumo das atividades e ações administrativas, advindas da contribuição sindical, ou seja, recursos públicos administrados por essa diretoria no decorrer deste primeiro ano de trabalho.

ü  Publicação semanal da agenda de trabalho;
ü  Compra de 01 automóvel 0 KM (Palio vermelho);
ü  Aquisição das carteirinhas para todos/as os filiados/as sem custo adicional;
ü   Estruturação da sede com aquisição de equipamentos: Mobiliário para escritório (mesas, arquivos, armários 100% MDF);Equipamentos em geral (02 murais de vidro, 01 placa de vidro para entrada, 01 Computador, 01 notebook, aparelhos de celular, TV LCD 32, 03 puffs; 01DVD, 01 micro system, 02 ventiladores, 01 data show, 01nobreak);Mobiliário e utensílios domésticos para cozinha (01 liquidificador, 01fogão, 01 armário em MDF, 01 microondas );
ü  Organização e realização do III Congresso de Educação;
ü  Patrocínio para projetos de Esporte e Cultura;
ü  Ajuda de custo para os/as filiados/as com doença grave/óbito;
ü  Organização do bloco de carnaval da APLB;
ü  Aquisição de cartões de visitas;
ü  Continuidade da ajuda de custo para as famílias dos professores Álvaro e Elisney;
ü  Contratação com pagamento mensal de advogado;
ü  Organização da biblioteca com tombamento de aproximadamente 2.000 livros;
ü  Prestação de contas mensal;
ü  Fechamento de convênios;
ü  Garantia de direitos como: Mais de 300 alterações de jornada de trabalho de 20 para 40 horas, aproximadamente 200 mudanças de nível com pagamento de retroativo, aproximadamente 150 dedicação exclusiva;
ü  Apoio financeiro para mobilizações e manifestações dos professores/as da rede estadual em greve;
ü  Despesas com viagens e manifestações em Salvador em prol do júri popular para os assassinos dos professores Álvaro e Elisney;
ü  Despesas com manifestações ocorridas na cidade devido ao não pagamento dos salários de dezembro e décimo terceiro, referente ao ano de 2012;
ü  Visitas a quase 100% das escolas do nosso Município;
ü  Participação em reuniões nas escolas municipais;
ü  Visita aos núcleos Sindicais de Cabralia, Guaratinga, Itagimirim e Itabela;
ü  Dois Encontros da Delegacia com os núcleos para avaliação das ações e discussão das metas de trabalho;
ü  COMPRA DA SEDE PRÓPRIA NO CENTRO DA CIDADE.

Temos a consciência de que não estamos fazendo favor a ninguém e que esse é o papel de qualquer sindicato VERDADEIRAMENTE ENVOLVIDO COM A CAUSA, COMPROMETIDO COM A CAUSA SOCIAL E A GESTÃO PÚBLICA.

Saudações...
A Diretoria.




segunda-feira, 17 de junho de 2013

AGENDA DE TRABALHO DO MÊS DE JUNHO Semana de 10 a 14 de JUNHO de 2013

Bom dia prezados/as colegas,



 
 SEGUNDA –10/06/2013


Manhã – Participação no Evento de Criação do Fórum Regional de Educação Infantil do Sul e Extremo Sul da Bahia.
Tarde – Atendimento ao público.



  TERÇA – 11/06/2013


Manhã – Reunião com vereadores para tratar de assunto referente à modificação do nome das escolas Paulo Souto e Frei Calixto.
Tarde – Atendimento ao público.



 QUARTA – 12/06/2013

Manhã e tarde – Viagem a Salvador para participar da Sessão do Julgamento do Recurso que envolve o assassinato dos Professores e Sindicalistas Àlvaro Henrique e Elisney Pereira.




  QUINTA –13/06/2013

Manhã – Participação da Sessão da Câmara Municipal (leitura do Projeto de Lei modificando o nome do Colégio Paulo Souto para Elisney Pereira).
 Tarde – Participação da Sessão no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (Julgamento adiado a pedido do advogado dos réus).



SEXTA – 14/06/2013


Manhã – Atendimento ao público.
Tarde – Atendimento ao público.

            


OBS




Na Sede do Sindicato permanecerá, pelo menos, um/a dos/as diretores/as durante o dia inteiro, além de Uilliam.



Saudações...

A Diretoria.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

AGENDA DE TRABALHO DO MÊS DE JUNHO Semana de 03 a 07 de JUNHO de 2013

Boa tarde prezados/as colegas,



 
 SEGUNDA – 03/06/2013



Manhã – Atendimento ao público.
Tarde – Atendimento ao público.


  TERÇA – 04/06/2013


Manhã – Atendimento ao público.
Tarde – Reunião no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia com o Desembargador Dr. Jefferson Alves de  Assis (julgamento do recurso marcado para o dia 13/06/2013).



 QUARTA – 05/06/2013

Manhã – Atendimento ao público.
Tarde – Atendimento ao público.



  QUINTA –06/06/2013

Manhã – Atendimento ao público.
 Tarde – Atendimento ao público.



SEXTA – 07/06/2013


Manhã – Atendimento ao público.
Tarde – Atendimento ao público.
Noite – Participação na I Conferência Municipal de Educação (COMED).



SÁBADO – 08/06/2013
           


OBS



Manhã – Participação na I Conferência Municipal de Educação (COMED).
Tarde – Participação na I Conferência Municipal de Educação (COMED).

Na Sede do Sindicato permanecerá, pelo menos, um/a dos/as diretores/as durante o dia inteiro, além de Uilliam.


Saudações...

A Diretoria.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

AGENDA DE TRABALHO DO MÊS DE MAIO Semana de 27/05 a 31/05 de 2013

Bom dia prezados/as colegas,



 
  SEGUNDA-27/05/2013


Manhã – Atendimento ao público.
Tarde – Atendimento ao público.



  TERÇA –28/05/2013


Manhã – Reunião da Comissão de Gestão.
Tarde – Atendimento ao público.



  QUARTA –29/05/2013


Manhã – Atendimento ao  público.
Tarde – Atendimento ao público.



   QUINTA –30/05/2013


          Feriado Nacional – Corpus Christi




SEXTA –31/05/2013



Manhã – Atendimento ao público.
Tarde – Reunião do IV CONEPS.


  
OBS






Na Sede do Sindicato permanecerá, pelo menos, um/a dos/as diretores/as durante o dia inteiro, além de Uilliam.





Saudações...
A Diretoria.