segunda-feira, 28 de março de 2011

Falecimento do professor Mozaniel Macêdo

A APLB- Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Porto Seguro
Comunica:
É com muito pesar que comunicamos a todos os amigos e colegas o falecimento do professor e bombeiro, Mazaniel Macêdo, vítima de um trágico acidente automobilístico, hoje, 28 de março, por volta das 11:00, próximo ao Km 33, no trevo de acesso ao Povoado de Trancoso, ao colidir com a carroceria de um caminhão. O corpo será velado no Colégio Frei Calixto.

O prefeito decretou luto oficial.

sexta-feira, 25 de março de 2011

quinta-feira, 17 de março de 2011

Comunicado aos usuários do Plano Saúde UNIMED

A APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação comunica aos usuários do Plano Saúde UNIMED, que após inúmeras tentativas de obter informações, nos foi enviado pelo Secretário da Administração de Porto Seguro, Lauro Costa Setúbal, um comunicado nos seguintes termos:

Após ciclo de reuniões para discussão do reajuste anunciado pela UNIMED, 48,15%, para o Contrato Nacional sem co-participação e 28%, para os contratos com co-participação, foi ajustado, por fim, que o contrato coletivo por adesão da Prefeitura Municipal de Porto Seguro sofrerá as seguintes alterações de valores:
  1. 35% Para o Contrato Naconal sem co-participação;
  2. 10,27% Para o Contrato com Co-participação.
Outras informações sobre o plano, tais como, a possibilidade de migração da modalidade contratual, ou mesmo rescisão do contrato, deverão ser obtidas diretamente da UNIMED.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Indicação política influencia escolha de diretor escolar

Quase metade das redes estaduais de ensino do Brasil utiliza a indicação política como um dos métodos para selecionar os diretores de suas escolas. É a segunda forma de seleção mais utilizada - a primeira é a eleição.

O índice, de 42%, é de uma pesquisa da Fundação Victor Civita divulgada nesta quarta-feira. O estudo contou com a participação de 24 Estados. Para especialistas, essa forma de seleção pode prejudicar os alunos, já que não atende aos interesses da comunidade.

O estudo, intitulado "Práticas de Seleção e Capacitação de Diretores Escolares Adotadas por Secretarias Estaduais e Municipais de Educação", mostra que a maior parte das redes estaduais utiliza a indicação - chamada de "instâncias locais" - combinada com uma ou mais formas de escolha do gestor, como eleição ou outra modalidade técnica. É o caso de Pará, Paraíba, Amazonas, Espírito Santo, Tocantins e Rio.

Quatro Estados usam exclusivamente a indicação como método: Rondônia, Maranhão, Santa Catarina e Sergipe. A reportagem solicitou o posicionamento do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em relação aos resultados da pesquisa, mas o órgão não respondeu.

Para Angela Dannemann, diretora executiva da Fundação Victor Civita, o uso da indicação vem diminuindo muito nos últimos anos. "Atualmente, ela é usada mais em casos de substituição de alguém que não pode assumir, por exemplo. É um recurso que deve existir para uso emergencial e não como tendência política", diz. Para ela, o fato de a maior parte dos Estados usar métodos combinados de seleção é positivo. "O modelo híbrido envolve mais a escola e os candidatos, selecionando melhor o gestor."

Segundo a pesquisa, São Paulo é o único Estado a realizar concurso para selecionar os gestores. "Diretor é cargo técnico, não político. O concurso dá oportunidade a todos", explica o secretário-adjunto da Educação, João Cardoso de Palma Filho. (Agência Estado)

Muito professor doente

A cada mês, cerca de 900 servidores da rede pública de educação são afastados de suas funções regulares por tratamento de saúde, doença ocupacional e acidente em serviço. São, em média, 30 profissionais, por dia, que deixam as escolas e salas de aula para cuidar da saúde. Esse quantitativo toma proporções ainda maiores se forem analisados dados dos primeiros três meses do ano.

De janeiro a 10 de março de 2011, já foram concedidos mais de 103 mil dias de licença. Desse número, quase 30 mil dias dados a 2.441 professores e trabalhadores em educação foram motivados por problemas relacionados à saúde. A situação no quadro de profissionais da educação na rede pública de ensino é agravada pela ausência de um banco de profissionais que possa repor essas ausências. Quem também sofre com essa situação precária são os alunos que, na maioria dos casos, ficam sem aulas.

Para a subsecretária de Gestão dos Profissionais da Educação da Secretaria de Educação do DF, Patrícia Lacerda, o número de afastamentos está dentro da média de ocorrência nacional, no entanto, ainda está muito acima do esperado. Segundo o presidente da Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, o principal fato gerador das doenças profissionais são as condições de trabalho. Salas superlotadas, jornada intensa e falta de infraestrutura se destacam.

Isso, sem citar questões como baixo salário e segurança. Os professores sofrem uma sobrecarga muito grande e acabam exercendo diversos papéis, como de assistente social, psicólogo, orientador e mediador de conflitos, analisa Roberto Leão. Na Escola Classe 425, as aulas só se normalizaram esta semana, com a contratação de 13 professores l Mensalmente, 900 servidores são afastados de suas funções por questões de saúde. (Jornal de Brasília)